Image Map

[Resenha] O Senhor da Luz



Olá leitores, como estão? Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o livro O Senhor da Luz, livro de estréia da escritora parceira do blog, Graciele Ruiz e também o primeiro da Saga de Datahriun. Vamos conferir a Sinopse?

SINOPSE:  EM UMA JORNADA PELO DESTINO DE DATAHRIUN SUAS ASAS SERÃO CAPAZES DE ALCANÇAR A LUZ? Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes. O Senhor da luz é uma estória sobre sonhos, guerras, amizades, tristezas e amor. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos. Um lugar onde a magia é somente o começo!

(resenha também em vídeo, ao final do post)







Vocês devem estar se perguntando, o que é Datahriun? Pois bem, Datahriun é um planeta localizado na galáxia de Drânia, um lugar incrível criado pela Graciele. Eu digo incrível, porque achei magnífico como ela criou um mundo totalmente extraordinário e bem calculado.

A autora fez questão de pensar em tudo, como por exemplo criar três luas para iluminar a noite e ainda ter tempo de pensar em nome para elas: Lítica, Lítian e Lítifa (página 9).

Uma das coisas que eu mais gostei no livro é que os habitantes são divididos em 9 clãs, quais sejam: Kan, Akinus, Taon, Mérium, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia. Cada clã é versado em algum tipo de habilidade ou domínio, por exemplo, os kanianos dominam o vento e os akinianos, por sua vez, dominan o fogo e por aí vai... água, gelo, metal, magia, entre outros.

Nos tempos iniciais, o criador do planeta (Datah) permitiu que todos os habitantes dominassem todos os elementos, mas isso causava sede de poder e intrigas e assim, ele dividiu-os em clãs e cada um somente poderia dominar seu próprio elemento.



A história se passa em um momento, em que Datahriun está em uma reviravolta de guerras entre os clãs e uma kaniana chamada Lícia, por obvio, dominadora de vento, recebe de seu avó uma misteriosa chave. Ele a instrui a procurar os outros guardiões das outras quatro chaves, juntas elas tem o poder de restaurar Datahriun. Como dominadora do vento, Lícia voa com suas formosas asas e tem o poder de transformar vento em flechas.

Não ficou bem claro, quais os problemas que Datahriun estaria sofrendo, mas as guerras entre os clãs é o mais evidente.

Lícia então tem a missão de encontrar os outros guardiões da chave, mas ela se quer sabe quem são e a qual clã pertencem, o que a torna praticamente impossível. O leitor pode acabar achando que a história se desenvolverá de uma forma forçada, mas Graciele consegue desenvolve-la da forma mais espontânea e interessante possível.

Pensem bem. Você recebe uma chave de seu avó, ele falece, você não tem pais e mais ninguém, não tem muito dinheiro, além das economias e tem que procurar por quatro pessoas em oito clãs diferentes e desconhecidos para que vocês possam salvar o planeta? É meio surreal, mas vocês ficaram encantados com a coragem, bravura e astúcia de Lícia.


Claro que nossa protagonista não seria nada sem a ajuda de Nahya e seu dragão Layer,  do clã de Akinus, personagens que surgem no decorrer da história e que acabam sendo muito significativos para a empreitada de Lícia.

Não podemos deixar de mencionar, dos principais vilões da história, que é a feiticeira de Trayena que almeja roubar todas as chaves dos guardiões e para isso conta com a ajuda de Talled, um espírito renegado que tentará roubar a chave de Lícia.

O livro é muito bom e me garantiu momentos de muita curiosidade para saber o desfecho. Não vejo a hora de colocar as minhas mãos no próximo volume que já está sendo escrito pela Graciele. Ela mostra que fez total jus ao título de Novo Talento da Literatura Brasileira, selo criado pela editora Novo Século e confirma que a nossa literatura não está para brincadeira e que só tende a ficar melhor.


E vocês, estão prontos para começar sua jornada por Datahriun?


Confira também a vídeo resenha e o Book Trailer do livro:




O Senhor da Luz
Autor: Graciele Ruiz
Editora: Novo Século | Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 320
Ache o livro no Skoob. Me ache no Skoob.
Avaliação: 5  | Avaliação Geral: 4.7

40 comentários

  1. Aah, muito obrigada!!! Adorei a resenha e fico muito feliz que tenha gostado :D

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Esse foi uma das melhores fantasias da literatura nacional que já li. Graciele é uma grande autora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  3. Gente, fiquei muito interessado nesse livro, amei as fotos e a resenha. Livros de fantasia são os meus favoritos.
    Abraço.

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Marcelo.
    Respondi aquela tag que você me indicou!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/05/qual-e-o-livro-tag.html
    Obrigada!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Muito boa crítica sobre o filme , parabéns ao Marcelo , falou muito bem !
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora
    Mas gostei da dica, gosto muito de fantasias
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou :)
      Se tiver a oportunidade, não deixe de ler.
      Obrigado, vou seguir de volta :)

      Excluir
  7. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler o livro!
    E vive os autores nacionais!!!
    Gostei do blog, estou seguindo.

    Até!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal :)
      Leia sim.
      Viva!
      Obrigado, vou retribuir.

      Excluir
  8. Ui, adorei sua resenha!!!!

    Nossa, nomes meio dificil de decorar né?? Fiquei curiosa, e olha que nem é meu tipo de leitura favorita, mas agora quero!

    __
    Eu odeio fazer publicidade em comentários, mas eu sou do Resenha e Outras Coisas e estou com meu novo blog, lá no post eu explico um pouco o porque eu estou com esse blog... Estou seguindo o seu blog como seguia lá no Resenha. Espero sua visita e sua opinião!

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Obrigado.

      Nossa bem difícil, é um desafio que deixo para os outros livros que vem pela frente.

      Ok, pode deixar.

      Excluir
  9. Que letra mais linda a da Graci. Achei o livro bem interessante. Não conhecia muito bem a história. Parece mesmo ser uma saga fantástica.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito linda.
      E ele é sim.
      Pode crer, não vejo a hora do segundo.

      Excluir
  10. Olá tudo bem??
    Eu estou com esse livro para leitura... talvez comece a leitura ainda esse mês... pelo que percebi a história parecer ser bem legal... e deve prender... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prende sim e é bem legal :)
      Depois me diz o que achou.

      Excluir
  11. Oie Marcelo =)

    Infelizmente não conhecia o livro e nem a autora. Gostei da premissa, já que o gênero é um dos meus favoritos.

    Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oiee.

    Bom, sua resenha está ótima e me fez querer ler este livro, pois antes não tinha curiosidade.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Muito legal! Já tinha visto esse livro em outros lugares e já tinha ficado interessada. Gosto quando os autores criam um mundo novo, você já consegue ver que o autor tem bastante criatividade por ai.
    Até mais

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser muito bom e ele ao todo está lindo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. que linda resenha, confesso que desconhecia o livro e a autora, mas deu pra ver que você curtiu bastante e que a história é bacana!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da sua resenha e me interessei pelo livro. Adoro livros desse gênero e amo passear pelos mundos criados pelos autores. Esse em questão me pareceu ser ótimo e já adicionei na minha lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha mas não é o tipo de livro que eu gosto,
    mas com certeza vou recomendar aos amigos!
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou muito curiosa em relação a esse livro, amo fantasia e personagens determinadas e corajosas! Espero poder lê-lo em breve, ainda mais se tratando de um nacional! Parabéns pela resenha, Marcelo!
    E adorei o blog, seguindo aqui! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que a autora de "A guerra dos fae" ou a autora deste livro copiaram a capa uma da outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li em outro blog que ambas compraram a mesma imagem no banco de imagens disponíveis e por isso ficou praticamente a mesma coisa! Não sei se foi bem uma cópia.

      Obrigado por comentar!

      Excluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage